Síndrome do túnel do carpo gestacional
Gestação e adormecimento das mãos, qual a relação com a Síndrome do túnel do carpo?
Existe uma queixa frequente das pacientes gestantes que vêm ao consultório referindo que as mãos estão adormecidas, principalmente pela manhã ou durante a madrugada. Os sintomas iniciam no período da gestação podendo ocorrer a partir do 3º mês. No entanto, mais frequentemente surgem no 3º trimestre, entre 24 a 28 semanas da gestação. Em termos estatísticos, os dados são muito variados, abrangendo desde 2 a 70% das gestantes.
Esse conjunto de sinais e sintomas neste período da vida da mulher pode ser chamado de síndrome do túnel do carpo gestacional.
Como são os sintomas da síndrome do túnel do carpo gestacional?
Os principais sintomas da Síndrome do túnel do carpo gestacional se apresentam como sensações de adormecimento de uma ou ambas as mãos, formigamentos, choques, falta de sensibilidade nos dedos, queda de objetos das mãos e inchaço. Referência de parecer que dormiram em cima da mão, necessidade de levantar-se da cama e chacoalhar, agitar as mãos, molhar, apresentarem dores que podem subir em direção ao cotovelo e ombro também são frequentes.
A síndrome do túnel do carpo típica é mais comum em mulheres perto da época da menopausa devido às variações hormonais sofridas pelo organismo feminino. De maneira análoga, as causas para que essa Síndrome se desenvolva na época da gestação são semelhantes: variações hormonais, flutuação no nível da glicose sanguínea, acúmulo de líquido corporal gerando edema e hipersensibilidade do nervo.
Existe tratamento para síndrome do túnel do carpo gestacional?
Pensando na causa dessa condição, a resolução geralmente ocorre após o nascimento da criança. No entanto, pode persistir por um período a mais, em média 3 a 6 meses após, ou mesmo até o final do período de aleitamento. Raras são as condições em que os sintomas persistem após esse período.
Tendo em vista o conhecimento das causas e a história natural de alta probabilidade de resolutividade do quadro, o tratamento inicial se baseia em controle de sintomas. É importante que as pacientes utilizem talas de uso noturno ou até mesmo diurno para alívio dos sintomas. Em determinadas condições, os sintomas podem se tornar extremamente incapacitantes e estressantes para a mulher apesar do uso das órteses imobilizadoras.
Nessa situação, podemos seguir para caminhos bem eficazes e seguros para as gestantes, em se aplicando infiltração local com corticoide ou mesmo anestésico, com o objetivo de alívio sintomático até a resolutividade do quadro, ou seja, após o nascimento da criança ou período de 3 a 6 meses após ou período de aleitamento. Poucas situações em que se faz necessário o tratamento cirúrgico.
Qual o melhor tratamento síndrome do túnel do carpo gestacional?
Como explicado anteriormente, existem algumas modalidades de tratamento. Inicialmente, opta-se por medidas protetivas no punho com o uso de órteses de utilização preferencialmente noturna. Existe uma melhora significativa e perceptível. Associa-se também exercícios de alongamento com deslizamento de tendões do nervo mediano.
Em condições em que a gestante ainda se apresentar com incomodo significativo apesar das medidas iniciais, podemos seguir para o próximo degrau de tratamento em que se realiza a infiltração no túnel do carpo, mais precisamente perineural, ou seja, aplica-se a medicação em volta do nervo mediano. A aplicação pode ser feita com corticoide ou anestésico. Realiza-se no próprio consultório de maneira segura, prática e rápida, evitando assim a necessidade de se realizar uma internação hospitalar.
Preferimos realizar o procedimento com o auxílio da ultra sonografia. Dessa maneira, podemos ter maior precisão no procedimento e prognóstico no tratamento com boa resolutividade, e menor recorrência dos sintomas. Trata-se de um procedimento seguro tanto para a mãe quanto para a criança.
Para saber mais acesse nossa página sobre síndrome do túnel do carpo.
Caso conheça alguém que necessite dessa informação? Compartilhe e entre em contato conosco!
Referências:
Orthop Clin North Am. 2012 Oct:43(4)515-20. doi: 10.1016/j.ocl.2012.07.020.Epub 2012 Sep 4. Carpal tunnel syndrome in pregnancy. Meredith Osterman, Asif M Ilyas, Jonas L Matzon
Harefuah. 2014 Nov;153(11)663-6,686. Carpal tunnel syndrome in pregnancy. Ran Atzmon, Gabriel Eger, Dror Lindner, Eran Assaraf, Eran Lin, Erez Avissar
J Pak Med Assoc. 2020 Feb;70(2):202-207.doi: 10.5455/JPMA.1846. Effectiveness of home exercise in pregnant women with carpal tunnel syndrome: Randomized Control Trial.
Yasar Keskin, Gokhan Kilic, Ozgur Taspinar, Sevde Ozer Posul, Gulistan Halac, Fatma Eren, Esra Erol, Berna Urkmez, Teoman Aydin