Deformidades congênitas

Deformidades congenitas

O que são deformidades congênitas?

Deformidades congênitas são malformações físicas já presentes antes ou ao nascimento. Algumas alterações são apenas identificadas ao longo do crescimento da criança.

Correspondem a todas as anomalias físicas (visíveis) e orgânicas (malformações de órgãos) presentes desde o nascimento.

Há uma infinidade de alterações congênitas, com repercussões variadas para cada criança.

Antes do nascimento, muitos diagnósticos são difíceis de serem realizados.

Após o nascimento, o diagnóstico pode ser baseado em exames clínicos, de imagem e laboratoriais

Quais as causas das deformidades congênitas

Embora sua causa seja geralmente desconhecida, certos fatores genéticos e ambientais aumentam o risco de desenvolver essas anormalidades.

Dentre os fatores podemos citar a utilização de determinados medicamentos durante a gravidez, uso de álcool e drogas, tabagismo, obesidade ou diabetes, deficiências nutricionais, algumas infecções maternas e doenças genéticas.

Qual é o tratamento?

No que diz respeito a ortopedia infantil e especialidade de cirurgia da mão, visa a busca pela melhora estética e funcional.

Dentre as maiores alterações congênitas, tem-se os dedos extra numerários (polidactilia), polegar em gatilho congênito, dedos que nascem grudados (sindactilia), entre outras alterações menos frequentes.

Os tratamentos são direcionados para cada tipo de alteração, gravidade e idade de cada paciente.

Deixe sua Mensagem!

Fale conosco pelo WhatsApp