Tendinite

O que é Tendinite?

A tendinite é uma inflamação que ocorre no tendão ou até mesmo ao redor dele. Extremamente comum, pode acometer diferentes partes do corpo como mãos, punhos, cotovelos, ombros, joelhos e tornozelos.

Quais as causas da tendinite?

Existem alguns fatores que causam as reações inflamatórias nos tendões. Se não tratada, a tendinite pode se tornar crônica, alterando sua conformidade micro e macroscópica, tornando-os mais vulneráveis às lesões e rupturas.

As causas deste tipo de inflamação estão normalmente ligadas a fatores de risco que incluem:

• Excesso de carga ao carregar peso ou até mesmo pegar bebês e filhos no colo
  • Alterações anatômicas
  • Movimentos repetitivos
  • Postura inadequada
  • Idade do paciente
  • Overtraining ou biomecânica alterada em atividades esportivas
  • Doenças autoimunes;
  • Traumatismos ou lesões.

Sintomas e diagnóstico

A tendinite é caracterizada pelos seguintes sintomas:

• Dor local ou regional
  • Dificuldade nas atividades diárias como escovar os dentes, pentear o cabelo, abrir uma porta entre outras;
  • Inchaço e vermelhidão local

Ela é diagnosticada principalmente pelo exame clínico. Exames de imagem ajudam a avaliar alterações, rupturas e calcificações nos tendões.

Tratamento e formas de aliviar a dor

Normalmente é recomendado que o paciente se abstenha das atividades que estão gerando os sintomas. Associa-se também anti-inflamatórios e tratamentos fisioterápicos para fortalecer, proporcionar analgesia, melhorar o processo cicatricial, permitir manipulação local com alongamentos e fortalecimentos regionais. Além disso, auxiliam no tratamento:

• Acupuntura
  • Ajustes posturais e otimização do local de trabalho — pausas e ginásticas laborais
  • Alongamento e fortalecimento muscular

Quando necessário, o tratamento cirúrgico se faz necessário, sendo diferente para cada tipo de tendinite.

Agende agora mesmo uma consulta com o Dr. Alexandre Aoyagui, pelo nosso whatsapp.

Deixe sua Mensagem!

Fale conosco pelo WhatsApp