Skip links

Síndrome do túnel do carpo

Tunel do carpo

O que é a síndrome do túnel do carpo?

A síndrome do túnel do carpo afeta cerca de 5% da população mundial sendo mais comum em mulheres entre 40-65 anos, além de gestantes e diabéticos.

A síndrome se trata de um conjunto de sintomas produzidos pela compressão do nervo mediano ao nível do túnel do carpo.

O túnel do carpo, como o nome diz, é um túnel por onde passam os tendões flexores dos dedos e o nervo mediano ao nível do punho.

Quais as causas da síndrome do túnel do carpo?

As alterações hormonais são as grandes vilãs na causa desta síndrome. Gestação, menopausa, diabetes, alterações tireoidianas, alcoolismo, obesidade, artrites ou reposições hormonais também estão na lista.
O nervo mediano também pode ser comprimido por outras estruturas como cistos ou tumores.

Quais os sintomas e  diagnóstico?

O sintoma mais comum da síndrome do túnel do carpo é a parestesia — dormência — nos dedos polegar, indicador, médio e parte do dedo anelar ocorrendo principalmente durante a noite. Esses sintomas noturnos são os principais indicadores do quadro, praticamente determinando o diagnóstico da síndrome.

Em casos mais avançados, podem ocorrer a perda da sensibilidade nas pontas dos dedos (exceto o dedo mínimo) à medida em que a condição se agrava, chegando a evoluir para fraqueza muscular na mão com algumas alterações de movimento principalmente do polegar.

Em cerca de 50% dos casos, a síndrome também pode afetar as duas mãos e, embora o exame físico minucioso seja suficiente para o diagnóstico, sugere-se a realização de exames como Ultra Som e eletroneuromiografia para comprovar as suspeitas.

Qual o tratamento?

O tratamento irá variar de acordo com o nível e tempo da doença. Medicamentos anti-inflamatórios, fisioterapia e órteses são alguns exemplos.

Quando devidamente recomendadas e realizadas, essas terapias apresentam bons resultados. A cirurgia, por outro lado, pode ser a melhor opção para resultados mais duradouros e em casos de falha dos tratamentos iniciais.

Consulte sempre um ortopedista especialista em mão.

Deixe sua Mensagem!

    Agende Sua Consulta!

    (11) 914617846

    Fale conosco pelo WhatsApp