Skip links
Ferida Vascular

Tudo sobre ferida vascular

As feridas vasculares, também chamadas de úlceras vasculares, são feridas que são causadas por alterações circulatórias sanguíneas, principalmente nos membros inferiores. São lesões de difícil cicatrização e por vezes exigem grande dedicação dos pacientes e disciplina para que se chegue na cura.

Acompanhe o artigo e saiba mais sobre como identificá-las, prevenir e tratar.

Como funciona a circulação sanguínea?

Antes de aprofundar nas feridas vasculares, é importante entender o funcionamento da circulação do sangue.

O sangue é o responsável por carregar nutrientes para todas as partes do corpo e retornar a parte central com substâncias a serem excretadas e metabolizadas. O sangue sai do coração para a periferia através das artérias. Ao passar pelos órgãos e tecidos, fornecem os nutrientes para os mesmos e recolhem as substâncias a serem excretadas.

A máquina responsável pelo bombeamento do sangue é o coração. As batidas do coração impulsionam o sangue para todas as partes do corpo. E da mesma maneira que o sangue é empurrado para a periferia, ele precisa seguir o caminho de volta através das veias. No entanto, a pressão que se encontra dentro das veias é menor. Assim, mecanismos de ajuda nesse retorno são necessários.

Dentro das veias existem válvulas que ajudam como se fossem degraus de pausa na subida e escalada do sangue de volta. Então imagine a dificuldade de se fazer o sangue subir da ponta do pé até o coração. Uma das grandes ajudas que o organismo possui é o movimento muscular. A musculatura da panturrilha é uma das grandes responsáveis pela ajuda no bombeamento do sangue de volta para o coração. Como se fosse uma máquina compressora, a musculatura realmente aperta as veias ajudando o fluxo de volta do sangue.
Então vamos tentar entender como uma ferida pode se formar.

As alterações podem ser tanto nas artérias quanto nas veias. Sendo um problema arterial, o sangue tem dificuldade de chegar na periferia. A região mais comumente afetada é a perna. Alterações nas artérias em que deixam os vasos mais estreitos dificultam a passagem do sangue contendo nutrientes. Assim, os tecidos que seriam nutridos por esse sangue ficam em déficit, tornando-se mais frágeis e podendo se formar as úlceras. De maneira geral, esse tipo de lesão ocorre mais na parte medial ou interna das pernas e pés.

As alterações quando são mais relacionadas aos problemas das veias normalmente são mais na parte externa ou lateral das pernas. No caso, as insuficiências vasculares venosas são as responsáveis por essas feridas. O sangue fica com maior dificuldade em subir de volta para o coração. Essa dificuldade pode vir por deficiência nas válvulas das veias, fragilidade das paredes venosas, causando maior estase no fluxo sanguíneo.

Como identificar a ferida vascular?

Muito ajuda a observação e associação com o quadro clínico geral de cada paciente. Serve como guia, mas é importante a avaliação de um profissional especialista na área. Deve ser levado em consideração o conjunto de sinais e sintomas e comorbidades gerais. Também se faz necessário o auxílio de exames mais aprofundados. A somatória de todos os itens anteriores direciona a avaliação geral e direciona para se associar a ferida com as causas vasculares.

Alguns sinais e sintomas e características que podem ser levados em consideração para que você observe são:

• Inchaço nas pernas
• Prurido ou coceira na pele principalmente das pernas
• Feridas de difícil cicatrização
• Dor e sensibilidade aumentada na região afetada e nas pernas
• Febre localizada
• Pele seca, rachada ou danificada
• Vermelhidão ou escurecimento da pele

Portanto, caso você tenha notado um ou alguns desses sintomas, procure um médico especialista em tratamento de feridas para ter o diagnóstico preciso e iniciar o tratamento o mais rápido e adequado possível.

Quais as causas das feridas vasculares?

Precisamos levar em consideração a diferença das origens de cada tipo de ferida. Sendo de causa arterial, existe uma dificuldade de se levar para o destino o sangue com seus nutrientes. As artérias com estreitamentos e barreiras no seu trajeto são as responsáveis pelo baixo fluxo. No entanto, as causas para que as artérias sejam praticamente entupidas, são aquelas relacionadas à aterosclerose. 

Trata-se do acúmulo de lipídios (gordura) no sangue, formando as placas de ateroma, ou placas de gorduras nas paredes dos vasos podendo até mesmo entupir. Exatamente, seria como um encanamento entupido. As causas, portanto, são àquelas relacionadas a aterosclerose, que também estão relacionadas aos infartos de miocárdio (coração) e derrames cerebrais, os chamados AVCs. Então, alguns deles seriam:

• Tabagismo
• Obesidade
• Sedentarismo
• Má alimentação
• Diabetes
• Hipertensão

Causas de feridas Vasculares - Tabagismo

Em se pensando nos problemas de cunho venoso, temos os problemas no retorno do sangue das pernas e periferias para a região central como o coração. Em se pensando que a musculatura da panturrilha tem grande papel na ajuda desse fluxo, a maior flacidez, insuficiência venosa e tortuosidades das veias, assim como um rio com muitas curvas diminuem o fluxo sanguíneo.

• Insuficiência venosa
• Flacidez muscular
• Obesidade
• Períodos prolongados em pé ou sentado
• Tromboses
• Varizes

Como prevenir a ferida vascular?

Como você pode perceber, a ferida vascular não é algo tão simples pois necessita de uma avaliação ampla e multidisciplinar. Novamente precisamos tentar entender as diferentes causas nas diferentes situações entre as origens arteriais e venosas. As medidas preventivas podem e são bastante semelhantes às das doenças coronarianas e de acidentes vasculares cerebrais. Já as medidas para as causas venosas são baseadas na ajuda do retorno venoso pelo complexo vascular venoso profundo e superficial.

• Peso: O sobrepeso pode sobrecarregar as válvulas presentes nas veias, fazendo com que o fluxo sanguíneo se torne inconstante e lentificado. Portanto, para um melhor controle do peso, é importante o acompanhamento com nutricionistas e educadores físicos.

• Atividade Física: Os benefícios da prática de atividade física para o corpo são inúmeros. Dentre eles, está o estímulo à melhora na circulação sanguínea, uma vez que exercícios bombeiam melhor o sangue nas veias e artérias por maiores contrações musculares. Com isso, a estase venosa é limitada e as formações de úlceras diminuem. A musculatura da panturrilha é grande responsável por ajudar o retorno sanguíneo ao coração, então, caminhadas e corridas tornam-se extremamente benéficas.

• Tabagismo: O tabagismo é um dos grandes responsáveis pela formação de placas ateromatosas nos vasos sanguíneos. Como dito antes, as placas diminuem o calibre dos vasos, principalmente as artérias, diminuindo seu fluxo sanguíneo. Dessa forma, as artérias que estão em certo modo entupidas, reduzem o fluxo e não conseguem conduzir livremente o sangue com seus nutrientes. 

Os tecidos que estão a seguir dessa zona de estenose se prejudicam, aumentando assim a chance de se formarem as úlceras varicosas.

• Diabetes: A diabete tem como uma das suas consequências o dano nos vasos sanguíneos periféricos gerando o que se chama de microangiopatia vascular. Os vasos se tornam doentes e com perda da sua capacidade de condução livre do sangue. 

Órgãos como rins e regiões como os olhos e as pernas são bastante acometidos nessa situação. Isso tudo é causado não somente pelo fato de se ter a diabete mas sim, no não controle da doença. Dessa maneira, é importante que se tome as medidas necessárias para o bom controle da doença ou mesmo a prevenção da mesma. É de extrema importância que se façam consultas regulares aos profissionais especializados tanto na prevenção quanto no tratamento da doença, tais como endocrinologistas, nutricionistas e educadores físicos.

• Hipertensão arterial: A hipertensão influencia diretamente no funcionamento e estrutura dos vasos sanguíneos. O aumento da pressão pode causar danos nos vasos sanguíneos prejudicando o fluxo normal do sangue passado por eles. 

Da mesma maneira que a diabete, realizar a prevenção ou mesmo tratar de maneira a se controlar o nível da pressão, reduz a chance de se desenvolver a ferida vascular. Assim, seguindo com os profissionais adequados, como cardiologista, endocrinologista, nutricionista e também educadores físicos, é importante para a prevenção e o tratamento desse quadro.

• Atividade esportiva: Manter o corpo em constante movimento faz bem para diversas situações. Com a ferida vascular também não é diferente quando se trata principalmente da prevenção dessas lesões. A atividade física pode contribuir no bom controle da pressão e diabetes, além de ajudar na manutenção ou perda de peso.

Ferida vascular - prevensão doenças vasculares

• Alimentação: Importante o acompanhamento de nutricionista para se manter uma alimentação saudável a fim de se evitar o acúmulo de placas de ateroma nas artérias evitando assim os problemas circulatórios. Manter o nível saudável de gordura no sangue e níveis glicêmicos são fundamentais para que se evite a formação das feridas vasculares. pode ajudar no fluxo sanguíneo.

• Meias de compressão: É recomendado de maneira geral que se utilizem meias de compressão para a ajuda no retorno sanguíneo das pernas para a região mais central e se diminua a estase venosa. Além disso, elas podem aliviar o trabalho muscular melhorando também quadros de dor e cansaço. 

É importante ressaltar que as meias são recomendadas para todos os tipos de situação desde que não haja alguma alteração arterial como as obstruções e nem mesmo feridas abertas.

Essas medidas preventivas são genericamente agrupadas, mas é importante ressaltar a necessidade de se diferenciar muito bem as causas das lesões. Alterações de origens arterial e venosa são prevenidas e tratadas de maneira diferente e por vezes até opostas. Um exemplo é se fazer o entendimento que caso a alteração seja na artéria que leva o sangue para a perna e pé, ao se colocar as pernas para cima imaginando que a dor vá diminuir, ocorre justamente o contrário devido a maior dificuldade em se fazer o sangue subir. Assim, manter os pés para baixo seria mais indicado nesse caso.

 Obviamente que estamos falando de medidas simples e quase caseiras. Nessas situações, o importante seria até mesmo cirurgias para se melhorar o fluxo sanguíneo dentro das artérias.

No caso das alterações venosas, os vasos necessitam de ajuda para que o sangue seja bombeado de volta ao coração. Neste caso, o fato de manter as pernas elevadas ajudam o sangue a descer, melhorando a dor nas pernas e ajudando o sistema venoso a retornar o sangue periférico. A movimentação muscular e o uso de meias de compressão, desde que não existam feridas estão recomendadas neste caso.

Tratamento para ferida vascular

O tratamento de uma úlcera varicosa irá depender muito do grau da lesão, podendo ser um tratamento mais simples nos casos leves. As feridas são contaminadas independente do grau de profundidade. Para que se diminua o grau de contaminação e otimize o tempo de recuperação, é importante manter as feridas sempre limpas de tecido necrótico e sem infecção. É geralmente indicado que o paciente realize limpezas seriadas e colocado curativos especiais. Por vezes, pomadas para o auxílio da remoção dos tecidos ruins da ferida. Ao se realizar essa limpeza de maneira correta, possibilita uma melhor e mais rápida cicatrização da ferida

Antibióticos específicos para evitar infecções, analgésicos para aliviar a dor e medicamentos que auxiliam na melhora circulatória.

Nos casos mais graves, em que este tratamento mais simples não seja suficiente, é possível que intervenções cirúrgicas sejam necessárias para evitar e diminuir as infecções removendo o tecido morto que vai se formando, mas de maneira cirúrgica. Ainda, para se pensar nas causas do problema, principalmente se o fator principal for arterial, cirurgias para melhorar o fluxo sanguíneo também podem ser indicadas.

Portanto, diante de todas essas informações, ao perceber algum sinal de que se possa suspeitar de que esteja com uma ferida vascular, procure imediatamente um médico especialista em feridas vasculares para realizar o melhor tratamento possível.

Fale conosco pelo WhatsApp