Microcirurgia
O que é microcirurgia?
A microcirurgia abrange o grupo de cirurgias reconstrutivas. Pacientes que por algum motivo necessitem de reconstrução tecidual são candidatos a esse tipo de técnica. As reconstruções consistem em transplante de tecido, seja de pele para cobertura cutânea ou para ganho de volume ou segmentos ósseos específicos. Os pacientes geralmente são vitimas de traumas em que houve grandes perdas de pele ou osso ou são pacientes com a necessidade de reconstrução tecidual pós ressecção de tumores como o câncer de mama. Apesar do nome ser microcirurgia, são procedimentos grandes, demorados, complexos e de grandes volumes de tecidos. O nome vem da necessidade de se realizar ligaduras (anastomoses) de pequenos vasos sanguíneos e nervos, responsáveis por nutrir o tecido transplantado. Essa cirurgia é realizada com auxílio de instrumentos de aumento como microscópios e lupas. Necessita também de uma equipe especializada, com prática nesse tipo de cirurgia.
Quando a microcirurgia é realizada?
Em casos de necessidade de reconstruções de tecidos.
· Reconstrução de mama
· Reconstrução pós tumores em geral
· Coberturas cutâneas pós traumas
· Correções de não consolidações ósseas ou perdas ósseas
· Reimplantes de membros
Breve histórico da técnica microcirúrgica
Essa técnica foi utilizada pela primeira vez no ano de 1921, quando um médico otorrino chamado Dr. Nylen, utilizou um microscópio para realizar com mais excelência uma cirurgia. Entretanto, o método só se espalhou completamente e ganhou fama pelo mundo a partir dos anos 30.
Quais as vantagens?
As reconstruções microcirúrgicas tem a vantagem de se reconstruir tecidos com as características mais próximas da anatomia prévia. Normalmente tem o período de recuperação reduzido em relação a outras técnicas e com grau maior de satisfação dos pacientes.
Agende agora sua consulta com o Dr. Alexandre Aoyagui, pelo whatsapp.