Lesão de plexo braquial
O que é o plexo braquial?
O plexo braquial é o conjunto de nervos oriundos da região cervical e que através de suas divisões e conexões correm para o membro superior, sendo responsável por toda a sua inervação motora e sensitiva. Faz a conexão nervosa entre os membros superiores e a medula e cérebro.
O que é uma lesão de plexo braquial?
A lesão de plexo braquial é a desordem de qualquer um desses nervos ao nível da região cervical até a região axilar. A interrupção da transmissão do sinal neurológico altera parte ou totalmente os movimentos do braço e da mesma maneira a sensibilidade.
Quais as causas da lesão de plexo braquial?
Essa categoria de contusão, pode ser causada por alguns fatores. O mais comum deles, é o estiramento dos nervos no momento em que a cabeça e o ombro são direcionados para lados opostos. Geralmente, essa situação é decorrente de traumas, causados por quedas e acidentes. Pode também ocorrer por lesões cortantes ou penetrantes por projéteis.
Sintomas
- Fraqueza dos músculos do ombro, braço, antebraço e ou mão
- Atrofia muscular
- Alteração na sensibilidade do membro superior
- Dor
- Sensação de choque
- Inchaço.
Tratamento
O tratamento da lesão de plexo braquial depende do tempo e grau de lesão. Inicialmente permanece em observação para se saber o grau de retorno espontâneo. Segue-se com a avaliação com exames de imagem como a ressonância Magnética e de atividade nervosa como a eletroneuromiografia. Após o tempo de observação, é possível que necessite de tratamento cirúrgico caso não haja melhora.
Os tipos de cirurgia variam bastante conforme a localização, a gravidade e tempo da lesão. As opções são os enxertos de nervos, as transferências funcionais de nervos, músculos e tendões, além de cirurgias da parte óssea.
Sentiu alguns destes sintomas procure um médico especialista.