Skip links

Amputação

O que é amputação?

No caso de cirurgia, tem como função remover o pedaço danificado ou doente, para evitar a dor extrema, ou poupar o restante do corpo, que pode ser prejudicado por essa parte que não irá se recuperar mais.

Quais os tipos de amputações?

1. Amputações traumáticas

Como dito acima, as amputações podem acontecer por conta de traumas, sendo estes bem variados. O nome desse tipo é autoexplicativo, visto que consiste em uma amputação ocasionada por um trauma acidental e bem forte, afinal, não é fácil remover uma parte do corpo.

As causas mais comuns de amputações por traumas são acidentes no trabalho, trânsito, choques e explosões.

2. Amputações cirúrgicas

As amputações cirúrgicas podem ocorrer por alguns motivos e para um melhor entendimento serão explicadas de forma separada:

Dor

Ela pode ser feita, caso o médico indique que a parte danificada não poderá ser recuperada, e o paciente está sentindo muita dor. Para acabar com a dor, o membro é removido.

Emergência

Esse caso acontece quando um paciente teve um trauma muito grande, que causou dano ou até mesmo amputação traumática. O médico, para salvar a vida do paciente, decide amputar o membro da maneira correta, para que o estado da vítima se estabilize e ela sobreviva.

Necrose

Caso uma parte do corpo esteja doente, ou se decompondo, podendo prejudicar o restante da estrutura corporal de um paciente, o médico, para evitar esses transtornos, acaba optando por realizar a amputação.

Quais os níveis da amputação

A amputação pode ocorrer em diversos níveis. Isso dependerá de cada caso e de cada paciente, e será decidido somente pelo médico, antes da realização do procedimento.

Pode ser amputado um membro completo ou apenas parte dele. Para cada um desses procedimentos, existe um nome técnico e específico.

São exemplos:

  • Desarticulação do cotovelo: feita na articulação do cotovelo.      
  • Desarticulação do punho: realizada na articulação do punho.         
  • Amputação Transtibial (amputação da panturrilha): feita na altura da panturrilha, em que fíbula e tíbia são cortadas.
  • Desarticulação do quadril: realizada na região do quadril.          
 
 

Deixe sua Mensagem!

    Agende Sua Consulta!

    (11) 914617846

    Fale conosco pelo WhatsApp