Skip links
Fibromialgia pode ter cura

Você sabia que sua fibromialgia pode ter cura?

O que é a Fibromialgia?

A síndrome da fibromialgia é um quadro caracterizado por dor generalizada no corpo, fadiga, problemas de memória e alterações no sono. O diagnóstico é clínico fazendo-se uma investigação dos sintomas e de pontos dolorosos no corpo. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia a maior parte das pacientes são mulheres com idade entre trinta a sessenta anos e raramente acomete a faixa da infância e adolescência.

Sabe-se que esse quadro tão custoso e incapacitante gera muito desgaste a paciente e dúvidas sobre a possibilidade de cura e, por isso iremos conversar de maneira mais informal e direta sobre a fibromialgia e sua relação com o sono e com a Síndrome do Túnel do Carpo. Continue a leitura.

Quais as causas da Síndrome da Fibromialgia?

Não podemos falar de uma causa específica, mas sim, algo mais abrangente sendo decorrente de uma situação multifatorial, principalmente por hábitos e rotina diária. Cerca de 2 a 8% da população mundial é acometida pela fibromialgia.

Classicamente, é dito que o tratamento se baseia na mudança de rotina, atividades físicas, melhora da situação social e estresse. Tudo isso está correto. No entanto, esse tratamento acaba tendo uma adesão baixa e resultado aquém do esperado.

Mas vamos fazer um aprofundamento da situação e tentar buscar a causa do problema, para assim, tentarmos atingir o nível máximo da cura.

Pensando dessa forma, identificamos que a fibromialgia tem uma grande relação com o sono. Pois é, o sono é o principal fator a ser levado em consideração.

Então se você suspeita possuir a síndrome da fibromialgia ou já possui o diagnóstico, responda as seguintes perguntas:

  • Você dorme bem?
  • Acorda bem-disposta para enfrentar o dia?
  • Sente o corpo leve e renovado?

Se respondeu pelo menos um “não” a alguma das perguntas já está diagnosticada com o quadro ou tem grandes chances de desenvolvê-lo. Nesse ponto, te pergunto: será que somente a mudança de hábito vai te levar a cura do problema?

Entenda como o sono influência na Fibromialgia

Se você chegou até aqui acredito que seu sono não anda muito bem e ao acordar se sente como se um caminhão houvesse passado por cima de você durante a noite, acordando já cansada, sem forças para se levantar da cama, dores para todos os lugares possíveis, certo? Então siga

Uma noite mal dormida não te faz descansar para que tenha um despertar saudável. O sono precisa ser considerado “reparador”. A medida em que ocorro o “sono não reparador”, não há descanso para o corpo. Isso acontece devido a alguma situação que não deixa a pessoa atingir o nível mais profundo do sono, o chamado sono REM (rapid eye movement) gerando micro despertares durante o sono e trazendo novamente a superficialização do mesmo, impedindo assim o relaxamento e recuperação do corpo.

Visto isso, temos que tentar procurar as causas do sono mal dormido. Dentre as diversas situações, existem os problemas respiratórios como apneia do sono, desvios de septo no nariz e alterações alérgicas como a rinite.

Outra situação muito comum é a nossa mente. Todos temos preocupações rotineiras mas algumas nos fazem literalmente “perder o sono”! Isso mesmo, pensamentos acelerados, mente ocupada com preocupações, medos, angústias, podem não nos deixar dormir direito e assim, impedir o aprofundamento do sono. Preocupações com contas a pagar, questões de emprego e familiares fazem parte desse quadro.

Mas se estamos aqui conversando a respeito da fibromialgia deve haver algo relacionado a sua mão. Sim, há um vilão responsável por isso. Uma situação que pode ter cura e ajudar a devolver as noites de sono!

Túnel do carpo e fibromialgia: qual a relação?

Túnel do carpo e fibromialgia, pois é! Existe um quadro chamado síndrome do túnel do carpo que consiste em formigamento na mão (ou nas mãos) sendo as vezes pior no período noturno fazendo a paciente acordar durante a noite, tendo vários micros despertares até o ponto em que realmente acorda.

A mão incomoda, dói, formiga, adormece e te faz acordar tendo que mexer a mão, levantar, abaixar colocar na água quente ou gelada fazendo de tudo para melhorar os sintomas das mãos.

Então, em se identificando esse quadro, podemos focar no tratamento da síndrome do túnel do carpo para que primariamente se melhore os sintomas das mãos. Secundariamente o sono e, em se melhorando o sono, melhora em muito a fibromialgia!

Agora ficou claro como a fibromialgia tem cura! A raiz do problema pode ser a Síndrome do túnel do carpo!

Se conhece alguém com esse quadro, converse, explique, pois, poderá mudar a vida da pessoa.

Se foi útil, compartilhe com quem acha que precisa!

 

 

Fale conosco pelo WhatsApp