Skip links
Menopausa e formigamento na mão

Menopausa e formigamento na mão

Menopausa e formigamento na mão

Está na menopausa e tem formigamento na mão? A menopausa ocorre em uma fase da vida da mulher em que ocorrem grandes variações hormonais. Assim, sintomas como sensação de ondas de calor e alterações do sono podem surgir durante este período. Mas também é nesta fase a época mais comum de ocorrer um outro quadro chamado síndrome do túnel do carpo, o qual se evidência através de sintomas como formigamento e dormência nas mãos, choques, queda de objetos da mão e por vezes dores. 

Neste artigo te ajudo a entender melhor a relação do formigamento na mão durante a menopausa e a síndrome do túnel do carpo. Acompanhe!

O formigamento na mão é mais frequente no período noturno fazendo muitas vezes as pacientes acordarem durante a madrugada. Essa frequência de despertares noturnos impede de se ter um sono reparador. Veja neste artigo a importância de ter um sono reparador para evitar a fibromialgia.

Assim sendo, o sintoma de insônia na época da menopausa também pode ter relação com a síndrome do túnel do carpo. 

O que é a síndrome do túnel do carpo?

A síndrome do túnel do carpo é um quadro em que o conjunto de diversos sinais e sintomas levam a esse diagnóstico. Os sintomas são diversos e comumente ocorre formigamento nas mãos principalmente durante a noite ou logo cedo ao acordar. Além disso, pode haver perda de sensibilidade com dormência na ponta dos dedos, principalmente polegar, indicador, dedo médio e parte do dedo anelar.

Devido a diminuição de sensibilidade nos dedos, perde-se também a capacidade de sentir a pressão exata e precisão ao se pegar objetos tornando frequente a queda de objetos das mãos. 

Sensação de choque nas mãos em determinadas situações podem acontecer. Dor também pode estar presente, mas geralmente está associada a outro quadro como Rizartrose, em que a perda de força em pegar, torcer e apertar objetos tornam-se presentes. 

Por causa dos sintomas como formigamento e dormência nas mãos, que ocorrerem principalmente durante o período noturno, o sono se torna extremamente superficial, impedindo o aprofundamento aos níveis de sono reparador, fase conhecida como sono REM (Rapid Eye Movement), fase essa em que sonhos acontecem e o descanso do corpo realmente é efetivo. 

Assim sendo, com a impossibilidade de se ter uma recuperação do organismo, o cansaço não se recupera e a paciente já acorda cansada, com dores no corpo e indisposta. Esse quadro pode ser levado ao diagnóstico de Fibromialgia. 

O que acontece na síndrome do túnel do carpo é uma compressão de um nervo denominado nervo mediano ao nível do punho causando os sintomas descritos. Existe associação com alguns fatores como determinadas atividades manuais de compressão na região do nervo mas o que se sabe é que a maior associação ocorre com as variações hormonais no organismo, coincidente com a época da menopausa. 

Dessa maneira, os períodos da menopausa, assim como outras situações de grandes variações hormonais como no período da gestação e reposições hormonais, coincidem com a época do aparecimento de sintomas relacionados à chamada síndrome do túnel do carpo.

E sabendo-se que o período noturno é a fase em que mais os sintomas se evidenciam, entende-se que o desconforto leva a micro despertares impedindo um sono confortável, profundo e reparador do organismo, podendo-se desenvolver a fibromialgia.

Existe tratamento para a síndrome do túnel do carpo?

O tratamento existe e tem bons resultados! Desta forma não deixe de buscar ajuda, pois com a evolução do quadro pode ocorrer a perda da sensibilidade nas pontas dos dedos à medida em que a condição piora, chegando a evoluir para fraqueza muscular na mão com algumas alterações de movimentos principalmente do polegar. 

Portanto, para você que possa estar vivenciando esse período já conturbado, saiba que existe a possibilidade de se aliviarem os sintomas e até mesmo se chegar à cura, aliviando os sintomas e melhorando sua qualidade de vida!

Agora você já sabe um pouco mais sobre a relação da menopausa e formigamento na mão.

Procure um especialista em ortopedia e cirurgia da mão para ser avaliada!

Fale conosco pelo WhatsApp